Sobre mim

Me chamo Renata Silva de Carvalho, sou mãe de três filhos únicos de 27, 18 e 9 anos de idade e me percebo em diferentes momentos da minha vida neste processo de cuidar e educar filhos e com pessoas de diferentes idades também. Sou Alegre, curiosa, acolhedora, dinâmica, criativa e com amor ao processo de aprender e compartilhar.

Sempre tive interesse no desenvolvimento humano e ao estudar a infância e atender as crianças despertou ainda mais o desejo em mim de poder contribuir no processo de orientar aos pais em educar os filhos com respeito e promovendo a autoestima e fui em busca da técnica com as maiores referências no assunto. Busco inspirações na arte, no mar, em viagens, nas relações de amizade e escuta.

Sou psicóloga clínica – CRP 11/12964, atendo online e presencial em Fortaleza – Ceará.

Atuo na clínica sob o olhar e escuta da TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental) e com o compromisso da psicoeducação, ao qual nos compete como psicólogos. Você pode me acompanhar também através do meu instagram, o qual compartilho conteúdos e um pouco do meu trabalho. Acredito que na clínica é o lugar que se permite romper barreiras e alcançar maiores voos.

Assim como também, desenvolvo atividades em grupo como: palestras, vivências, cursos e workshops com foco no autoconhecimento e desenvolvimento emocional.

Será uma alegria poder contribuir com você. Se quiser agendar uma consulta é só mandar uma mensagem pelo WhatsApp:

Conheça meu currículo lattes:

Sou baiana, residente na cidade de Fortaleza. Tenho como primeira formação o curso de Enfermagem e pós-graduação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além disso, sou psicóloga, graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), local onde curso, atualmente, a pós-graduação em Psicomotricidade. No campo da Psicologia possuo alguns títulos, como a especialização em clínica psicanalítica pela Escola da Sociedade de Psicanálise de Fortaleza (ESPFOR), assim como possuo formação em Terapia Breve-Focal pelo Núcleo Tríplice.

Além destes, tenho certificação americana e portuguesa em parentalidade, educação positiva e encorajamento. A formação americana se deu através da Associação de Disciplina Positiva (PDA), que promove os princípios criados por Dra. Jane Nelsen e Lynn Lott, e baseiam-se nos estudos do psicólogo Alfred Adler e do psiquiatra Rudolf Dreikurs. Já a certificação portuguesa também segue nessa mesma área da educação parental e da inteligência emocional, sendo esta obtida através da Escola da Parentalidade & Educação Positivas Magda Gomes Dias. Por fim, sou membro do Instituto Vincular, voluntária no campo da adoção.

Ufa! Essa é a minha história acadêmica que sempre foi movimentada. Sim, sou uma pessoa que investe na fonte de conhecimento para ampliação e aprimoramento da minha prática clínica. Minha profissão é regida pelo tripé dos estudos, terapia pessoal e supervisão.

A Psicologia sempre perpassou o meu desejo, mesmo como enfermeira. Em meu trajeto profissional tenho me dedicado à clínica no atendimento a diferentes idades, nos quais os assuntos são direcionados à família, ao desenvolvimento, à infância e à construção de relacionamentos, que sempre foram presentes em minha vida, onde busco amparo não somente no campo do acadêmico, como também na literatura, arte e cinema. Disponho de grande habilidade no manejo com criança e adolescente e compreendo que é uma dinâmica bastante particular. Todo adulto já foi uma criança e um adolescente e na clínica o que surge é uma história, com marcas e registros de vivências ou não, mas naquilo que o sujeito acredita. Em meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Psicologia apresentei o tema: “Mamãe quero continuar a brincar: algumas reflexões acerca da infantilização do adulto na contemporaneidade”. Sobre este tema, falo a respeito da questão do adulto que tem dificuldades de se reconhecer como responsável por sua própria história.

Sou mãe de três filhos em diferentes idades, e acredito que a infância é a fundadora do psiquismo. Sendo assim, aprofundo meus estudos nas relações vinculares como forma de perceber e conhecer a dinâmica do meu paciente. Se posso favorecer a formação de pessoas melhores por intermédio da orientação para pais, farei. Estamos vivendo um momento de grandes mudanças no processo de educação e estar atento não é suficiente. É necessário estudar, compreender, se envolver para saber como intervir – com ética e respeito – e impactar a vida de pessoas. Esta é a minha missão e tem sido foco das minhas pesquisas e trabalhos científicos que aplico na clínica.

Sou apaixonada pela infância, pela família e seus enlaces, e pelo desenvolvimento humano. Tenho um movimento muito intenso pela construção do conhecimento, amo o mar, um bom vinho e viajar!

©Psicóloga Renata Carvalho. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Viedra Marketing Digital.

×