Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico

A avaliação psicológica e o psicodiagnóstico são processos que investigam, orientam, trazem informações extras para o profissional que acompanha o sujeito a aprofundar aspectos que está com dúvida, respondendo a uma pergunta. Tem diferentes objetivos e é um processo com início, meio e fim que auxilia na compreensão e diagnóstico de algumas dificuldades inclusive de aprendizagem e transtornos como depressão, ansiedade, TDAH, dentre outros, além de validar uma estrutura e competência emocional para se submeter a procedimentos cirúrgicos irreversíveis, e habilidade para desenvolver determinadas funções no exercício da profissão.

O processo acontece em encontros periódicos distribuídos entre entrevista e devolutiva dos achados, uso de instrumentos específicos da psicologia para avaliar as funções cognitivas (atenção, memória, raciocínio, percepção, etc), aplicação de testes psicológicos, questionários e tarefas práticas. Ao final é entregue um laudo com a integração dos resultados e conversado sobre as melhores indicações e manejos para o paciente.

Muitos não sabem , mas a avaliação psicológica não precisa de solicitação médica, ou do psicólogo, pode ser por um desejo de se conhecer melhor e em algumas situações é também sugestivo pois fatores do cotidiano podem alterar a forma de como reagimos a determinadas situações e comprometer alguns recursos como concentração, aprendizagem e comunicação, mas observar se está por mais tempo do que o esperado a mudança de comportamento a oscilação de humor de alta intensidade e quando apresentar dificuldade com atividade da rotina após acidente ou batida forte na cabeça.

Em qualquer idade pode se submeter, não só crianças, na fase adulta, e idoso também, com o objetivo de diferenciar sintomas do neurodesenvolvimento como transtorno psiquiátricos. O diagnóstico tem um papel fundamental porque é ele que vai proporcionara intervenção e condutas apropriadas. Compreender mais profundamente o cenário de certas dificuldades tão impactantes no funcionamento global é fundamental em qualquer etapa da vida. A partir da hipóteses diagnostica as pessoas são capazes de ressignificar suas vivências e compreender melhor suas diferenças sob uma nova visão.

Autoconhecimento gera autonomia para lidar melhor com suas características.

Adolescentes em momento de escolha profissional perpassa por duvidas diante da profissão a seguir e a orientação profissional é uma opção e que faz uso de instrumentos do psicodiagnóstico para ser mais assertivo. Além do projeto de vida quando deseja realizar mudança de profissão. Estas são as buscas espontâneas para se submeter a uma avaliação psicológica.

Existem também avaliações compulsórias em que o plano de saúde cobre quando envolve procedimentos cirúrgicos definitivos tais quais a cirurgia bariátrica (para fins de redução de peso associado a comorbidades), esterilização (histerectomia e vasectomia), harmonização facial e resignação sexual são todos feitos com requisição médica e destinado apenas a este fim.

Outras avaliações compulsórias são utilizadas para fins de seleção para concursos, seleção para vagas de emprego em que envolve recursos humanos específico, porte de arma além de pedido judicial para melhor decisão diante de algum caso específico.

A avaliação psicológica e psicodiagnóstico são feitos apenas por psicólogos e profissional capacitado.

©Psicóloga Renata Carvalho. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Viedra Marketing Digital.

×