A proposta do atendimento clínico infantil é ajudar a criança a atravessar uma fase que esteja com dificuldade buscando fortalecer aspectos importantes para que seu desenvolvimento seja saudável. A infância é um período de grandes aquisições e neste contexto, tanto a família, quanto o terapeuta têm uma importante contribuição.

A busca pode ser motivada por questões do cotidiano, por exemplo: dificuldade para dormir e alteração nutricional (inapetência, desnutrição ou obesidade). Dentre outras questões, pode haver um medo exagerado advindo de traumas, lutos com perdas de entes queridos, familiares ou cuidadores como é o caso das babás. Além disso, sinais como tristeza prolongada, dificuldades de aceitação de possível divórcio dos pais, dificuldade de adaptação (como mudança de ambiente escolar ou moradia) também são exemplos de queixas para a busca de ajuda terapêutica. Por fim, pode se avistar problemas relacionados à ansiedade, adversidades na escola ou dificuldades de envolvimento social e aprendizagem, como também através do comportamento no meio social, como constantes ataques de birra, é mais um exemplo de queixa para o qual se busca ajuda emocional.

Deve-se ressaltar que nem toda criança precisa de terapia, mesmo que esteja passando por alguma destas dificuldades. Entretanto, por vezes um serviço de orientação para pais pode ser suficiente com o auxílio de um terapeuta, pois o tempo para a intervenção, nesta idade, é muito importante e determinante para o seu pleno desenvolvimento.

©2019 Psicóloga Renata Carvalho. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por EssenceUp Sites.

×